Páginas

11 de agosto de 2011

Por que não tirar a cutícula?

Por Suéllen

Esse é um assunto que incomoda as brasileiras já que desde pequenas aprendemos a fazer a unha e, para isso, tirar a cutícula é essencial. Pelo menos foi isso que nos ensinaram.
Mas não é bem assim.
Tirar a cutícula pode colocar nossa saúde em risco, isso porque elas são uma proteção, não estao ali por acaso. Deus não teria feito se não servisse para nada, não é mesmo?



As unhas têm a função de proteção das extremidades e a cutícula é uma película que recobre a unha, aumentando essa proteção. 
Quando tiramos a cutícula abrimos uma porta para a entrada de fungos, bactérias e vírus. Se o alicate for compartilhado o risco de transmissão de doenças, como a hepatite, é grande e é por isso que todos os materiais devem ser esterilizados em estufa ou autoclave.
Se vc está pensando: - Ah! Tudo bem, minha manicure esteriliza tudo direitinho então eu não corro risco. Mas você já pensou nos fungos que podem estar nas lixas e nos palitinhos de madeira? Pois é, eles tambem podem transmitir doenças como micoses, por isso devem ser descartáveis.
"Dentre os males mais comuns da remoção da cutícula está o nascimento de verrugas ao redor das unhas. Também é comum o surgimento da Paroníquia, manifestação conhecida popularmente como unheiro. A doença é uma infecção em torno da borda da unha. Normalmente, aparece quando grande quantidade de cutícula é retirada de uma só vez." (Dr. Ricardo Fenelon )Veja a matéria

Portanto todo cuidado é pouco porque unha bonita também tem que ser saudável.